A biblioteca municipal de Montalegre promoveu mais uma iniciativa, tendo em mente a comemoração do dia mundial da alimentação. Em parceria com o centro de saúde local e a comunidade escolar, juntou um grupo de alunos do primeiro ciclo, numa palestra que contou com a presença de Carmo Soqueiro, técnica do serviço de saúde. Fátima Fernandes, vereadora da educação da autarquia, acompanhou a atividade, que no seu entender contribui «para criar cidadãos mais conscientes».

Esta sessão está inserida num «âmbito mais alargado», o projeto “Ler + dá Saúde”, em «cooperação com o centro de saúde de Montalegre», explica Gorete Afonso, responsável pela biblioteca municipal. No mesmo sentido, lembra que as instituições envolvidas «têm vindo a articular recursos no sentido de desenvolver atividades várias», sendo que «a comemoração do dia mundial da alimentação é uma delas».

«REFORÇAR CONHECIMENTOS»

As crianças do primeiro ciclo foram espetadoras atentas e ativas numa palestra ministrada por Carmo Soqueiro, enfermeira do centro de saúde. Gorete Afonso assegura que a conversa com os mais pequenos «serviu para reforçar os conhecimentos que eles já vêm adquirindo ao longo da semana, com outras atividades promovidas».

CHAMAR À ATENÇÃO

Fátima Fernandes, vereadora da educação da Câmara Municipal de Montalegre, afirma que «estas ações adquirem especial relevância nos dias que correm». No presente «assistimos a uma série de doenças que devemos prevenir nestas idades», continua. Dessa forma, a vereadora da autarquia acautela para a necessidade «de chamar à atenção dos nossos meninos que é muito importante ter em atenção aquilo que comemos».

EDUCAR PARA ALÉM
DOS LIVROS

A educação não é «só aquela que é ministrada através dos livros», defende Fátima Fernandes. Ao mesmo tempo assegura que devem ser «aproveitados todos os fatores da vida, todas as atividades do dia a dia para se aprender sempre um pouco mais». Destaca que nesta semana «é possível adquirir conhecimentos na área da alimentação, noutro dia serão outros temas pertinentes, como a prevenção rodoviária».

«PRIORIDADE
ÀS PESSOAS»

A mulher que dá o nome à educação da edilidade ressalva «que o município está sempre presente nestas atividades», porque temos «responsabilidades acrescidas, quer no pré-escolar, quer no primeiro ciclo». Ato contínuo refere que é «um dever que praticamos com gosto», porque «entendemos que só com munícipes mais informados, mais cultos, críticos, ativos e participativos» é «possível desenvolver o nosso concelho». Fátima Fernandes certifica que «as pessoas são a nossa prioridade».

MÃOS DADAS

No final as crianças puderam deliciar-se com «um lanche saudável» que foi do «agradado de todo o público», conta Gorete Afonso. A técnica da biblioteca realça que «o concelho está no bom caminho» e que todas «as instituições estão de mãos dadas» por um «bem maior e comum: educar mais e melhor as crianças».

In, www.cm-montalegre.pt

dia-mundial-da-alimentacao-montalegre-1dia-mundial-da-alimentacao-montalegre-11dia-mundial-da-alimentacao-montalegre-12

Skip to content