BIBLIOTECA MUNICIPAL DE MONTALEGRE

BIBLIOTECA MUNICIPAL

A Biblioteca Municipal de Montalegre é da tutela da Câmara Municipal de Montalegre, sendo que no organigrama formal da Câmara Municipal de Montalegre encontra-se dependente da Divisão Sociocultural.

Faz parte do projeto de RNBP, um projeto iniciado em 1987 com o objetivo de construir e desenvolver modernasBibliotecas Municipais, em cada um dos 278 concelhos do continente. Promovido pelo Governo através do Ministério da Cultura, baseia-se em parcerias estabelecidas entre o Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, atual Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), com a finalidade de criar novas bibliotecas públicas, segundo os princípios preconizados no manifesto da UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization), sobre Bibliotecas Públicas (Portal DGLAB, 2007).

É uma biblioteca de tipologia BM 1, tendo em conta o número de habitantes do concelho, inferior a 20.000 habitantes e insere-se numa Rede Concelhia de Bibliotecas de Montalegre (RCBM) que é composta pelos serviços da Biblioteca Municipal (sede), Pólo Casa do Capitão de Salto, Biblioteca Itinerante, e três Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Montalegre, Dr. Bento da Cruz (Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos (BE/CRE) Dr. Bento da Cruz, BE/CRE do Baixo Barroso e BE/CRE do Centro Escolar).

A BIBLIOTECA PÚBLICA

A biblioteca pública é o centro local de informação, tornando prontamente acessíveis aos seus utilizadores o conhecimento e a informação de todos os géneros.
Os serviços da biblioteca pública devem ser oferecidos com base na igualdade de acesso para todos, sem distinção de idade, raça, sexo, religião, nacionalidade, língua ou condição social. Serviços e materiais específicos devem ser postos à disposição dos utilizadores que, por qualquer razão, não possam usar os serviços e os materiais correntes, como por exemplo minorias linguísticas, pessoas deficientes, hospitalizadas ou reclusas. Todos os grupos etários devem encontrar documentos adequados às suas necessidades.

As coleções e serviços devem incluir todos os tipos de suporte e tecnologias modernas apropriados assim como fundos tradicionais.É essencial que sejam de elevada qualidade e adequadas às necessidades e condições locais. As coleções devem refletir as tendências atuais e a evolução da sociedade, bem como a memória da humanidade e o produto da sua imaginação. As coleções e os serviços devem ser isentos de qualquer forma de censura ideológica, política ou religiosa e de pressões comerciais.
In, ifla.org  manifesto

MISSÕES DA BIBLIOTECA PÚBLICA

As missõeschave da biblioteca pública relacionadas com a informação, a alfabetização, a educação e a cultura são as seguintes:

1.
Criar e fortalecer os hábitos de leitura nas crianças, desde a primeira infância;
2.
Apoiar a educação individual e a autoformação, assim como a educação formal a todos os níveis;
3.
Assegurar a cada pessoa os meios para evoluir de forma criativa;
4.
Estimular a imaginação e criatividade das crianças e dos jovens;
5.
Promover o conhecimento sobre a herança cultural, o apreço pelas artes e pelas realizações e inovações científicas;
6.
Possibilitar o acesso a todas as formas de expressão cultural das artes do espetáculo;
7.
Fomentar o diálogo intercultural e a diversidade cultural;
8.
Apoiar a tradição oral;
9.
Assegurar o acesso dos cidadãos a todos os tipos de informação da comunidade local;
10.
Proporcionar serviços de informação adequados às empresas locais, associações e grupos de interesse;
11.
Facilitar o desenvolvimento da capacidade de utilizar a informação e a informática;
12.
Apoiar, participar e, se necessário, criar programas e atividades de alfabetização para os diferentes grupos etários.

In, ifla.org  manifesto

 

O NOSSO REGULAMENTO

PLANO DE ADEQUAÇÃO RGPD